Coleção visitável do ex-RTm (DCSI)

Cor Engº Guilherme Bastos Moreira

Em 1971, o Brigadeiro Machado de Sousa, então Director da Arma de Transmissões, iniciou o estudo para a criação e instalação de um Museu que permitisse a exposição dos equipamentos e materiais usados ao longo dos tempos e também dar a ideia da evolução histórica e técnica das Transmissões.

Em 31 de Março de 1978, sendo Comandante o Cor Eng Pedroso de Lima,  procedeu-se finalmente à inauguração do Museu, tendo presidido à cerimónia o Vice-Chefe do Estado Maior do Exército, General Melo Egídio. Estiveram ainda presentes muitas outras entidades ligadas às Transmissões Militares e às Telecomunicações Civis.

No entanto, a tarefa fundamental de recolha, identificação, catalogação e organização do próprio Museu, foi mérito do Coronel Guilherme Bastos Moreira que, na situação de reforma, se voluntariou para este trabalho, feito aliás com muita dedicação e empenho.

Em 2002, após o seu falecimento, foi constituído o Grupo dos Amigos do Museu das Transmissões (GAM), composto por Oficiais e Sargentos na situação de reserva e reforma, e que entusiasticamente se uniram para dar continuidade a esta actividade e que em 2009 se integraram na Comissão de História das Transmissões.

Para ver todos os posts classificados nesta categoria, clicar aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s