Coleção visitável da ex-EPTm (RTm)

Inauguração do Museu, pelo TGen Almeida Viana

O Museu da Escola Prática de Transmissões teve a sua origem no início da década de 80, na “Sala das Freiras” do Aquartelamento do Bom Pastor, tendo sido esse espaço inaugurado pelo TGen Almeida Viana.
Em 1983, na sequência de uma proposta do então Director da Arma,  TGen Pereira Pinto, foi nomeada uma comissão, constituída pelos Capitães Valente e Almeida Pinto, com a finalidade de proceder à pesquisa, angariação e catalogação do material para aumentar o acervo museológico, do então denominado “Museu Vivo da EPT”. Na realidade, este trabalho foi apenas desenvolvido pelo Capitão TManTm Luís de Almeida Pinto, já que o Capitão Valente, pouco tempo depois por motivos profissionais, se ausentou da unidade.
Depois de uma intensiva procura de material, de que se realça a contribuição voluntária e gratuita de diversas entidades, em 1 de Fevereiro de 1993, é inaugurado oficialmente, tendo sido decidido atribuir, em singela homenagem, o nome de Museu “CAPITÃO LUÍS DE ALMEIDA PINTO”.
Em meados de 1997, 4 anos depois da EPT ter sido transferida para as actuais instalações no Aquartelamento do Viso, o museu é instalado em duas salas da Direcção de Estudos e Instrução, uma para material de TSF, Informática, Guerra Electrónica e instrumentação e a outra, mais pequena, para material de TPF.
Tendo em vista uma nova imagem do espaço, à custa de uma melhor técnica de exposição, foi decidido proceder a algumas obras tendo em vista a união das duas salas, tornando-se assim o museu mais amplo. Por outro lado, foi também decidido que a exposição dos equipamentos deveria orientar-se para a realização de exposições temáticas de carácter temporário.
Em Dezembro de 2003 iniciaram-se os trabalhos e paralelamente procedeu-se à montagem da primeira exposição subordinada ao tema “As Transmissões de Campanha – da II Guerra Mundial à Guerra Colonial”.
O Museu tem sido visitado frequentemente pelos militares que passam pela unidade, em cursos ou noutras missões de trabalho, bem como por alunos dos estabelecimentos de ensino da região, assim como outras organizações da sociedade civil.

Para ver todos os posts classificados nesta categoria, clicar aqui.

 

10 comentários a “Coleção visitável da ex-EPTm (RTm)

  1. A respeito da referência feita pelo Sarg Chefe José Manuel Correia de Oliveira à excelente exposição organizada pela EPT, em 2003, no Museu dos Transportes e Comunicações, no Porto, de que foi Comissário e que tive o prazer de visitar, recordo que, neste Blogue, foi publicado um post em 4 de Março de 2013 que os leitores interessados poderão rever.
    Esse post é intitulado “As fotos do leitor (7)” e consta essencialmente de 3 fotografias dessa exposição,enviadas pelo leitor Sr. Luís Fernando Dias.

  2. No espaço que se segue, ficaria também muito bem para a história, de que o então SAj Oliveira trabalhou dia e noite para o novo conceito da exposição da Escola, e para além da expo na EPT, também coordenou e montou a exposição temática, cujo local foi no Museu dos Transportes e Comunicações, na qual fui Comissário da Exposição, que era temporária(3 meses) e dado o sucesso estivemos lá quase seis.
    Um abraço,
    Bip,Bip, transmissões

    “Tendo em vista uma nova imagem do espaço, à custa de uma melhor técnica de exposição, foi decidido proceder a algumas obras tendo em vista a união das duas salas, tornando-se assim o museu mais amplo. Por outro lado, foi também decidido que a exposição dos equipamentos deveria orientar-se para a realização de exposições temáticas de carácter temporário.
    Em Dezembro de 2003 iniciaram-se os trabalhos e paralelamente procedeu-se à montagem da primeira exposição subordinada ao tema “As Transmissões de Campanha – da II Guerra Mundial à Guerra Colonial”.”

  3. Tirei a especialidade de telegrafista no Quartel de Arca de Agua em 1972. O meu comandate era o Tenente Segundo que era algarvio. Alguem conhece?

  4. fiz a minha recruta no ept arca d.agua 1.t/87 op.tty e gostaria que me esclarecessem. ainda existe essa escola? e em caso afirmativo qual a sua funçao na actualidade? cordiais saudaçoes, luis santos

  5. Meu caro Canavilhas, parabéns mais uma vez. Agora importa constituir-se uma espécie de executivo para a análise/resposta aos comentários e propostas de colaboração. Isto por me parecer vital para consolidar o blogue. Naturalmente os três de nós disponibilizados para ajudarem o administrador e o editor nesta função podem ir sendo substituídos. Desculpa, mas esta é a minha experiência de outros “mundos”.
    Um abraço,
    Antóbio Pena.

  6. Parabéns, está muito bem. Como reparo apenas me parece de alterar EPTm para EPT.
    Um abraço amigo,
    António Pena.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s