Museologia

A Museologia relativa às Transmissões apresenta no blogue o acervo do material de transmissões conservado e exposto em três coleções independentes, que são a Coleção Visitável do ex-RTm (hoje DCSI), em Lisboa, a Coleção Visitável da ex-EPTm (hoje RTm), no Porto, e o Núcleo de Transmissões instalado no Museu Militar de Elvas. Nos materiais procura-se, além da sua visualização, fornecer a máxima informação possível sobre os mesmos, pelo que agradecemos todas as informações que permitam este objectivo.

 

Anúncios

2 comentários a “Museologia

  1. Aquando de uma visita à EPTm, era comandante da unidade o Sr. Coronel Carreira, atualmente General.
    Uma questão que lhe coloquei, foi a de a unidade não dispor de um emissor receptor de origem Americana no museu, que equipava as 5 viaturas que C.Trm do ATmA dispunha nos anos 70.
    Sendo que na altura eram os únicos que funcionavam em FM, e tinham uma antena em resina com cerca de 5 mts, salvo erro, que eram de enroscar, presa na retaguarda, e em movimento era vergada e presa na frente da viatura.
    O Funcionamento desse equipamento, apenas era ensinado a Sargentos e Oficiais, pese embora os operacionais dos mesmos fossem praças. O Sr. General Carreira ficou de se informar sobre os mesmos, mas infelizmente com o fim da sua comissão na unidade, perdi-lhe o contacto. Esse aparelho era designado por “RF”. A viatura que me estava adstrita, estava equipada com um, bem como todos os outros emissores recetores disponíveis nas transmissões. Semanalmente eram testados em treino de equipas, com a saída de 4 viaturas, que se espalhavam pelos arrabaldes de Luanda. Uma dessas viaturas esteve na última operação SIROCO, com este equipamento.
    Um Abraço amigo
    Reinaldo Macedo
    (ex. Fur Mil. TSF)

  2. Na Escola de Comunicação, Artes, Arquitetura e Tecnologisa de Informação (ECAATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Campo Grande, Lisboa, existem cursos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento nesta área. Como docente do Grupo Lusófona tenho o maior gosto em apoiar o principal impulsionador atual do Museu em desenvolvimento no Regimento de Transmissões (Lisboa), coronel Tm, Eng, Costa Dias na frequência do curso de mestrado ou de doutoramento em Museologia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s