Acerca de nós

Constituímos uma Comissão informal composta essencialmente por oficiais da Arma de Transmissões, em regime de voluntariado, que se reúne regularmente no RTm, com o objectivo de preservar a memória das transmissões militares, no âmbito do Exército.

A Comissão de História das Transmissões (CHT), responsável pela elaboração deste blogue, é presidida pelo General Garcia dos Santos e tem a coordenação científica do historiador Coronel Aniceto Afonso.

A CHT, inicialmente dedicada à área da História das Transmissões, passou em 2010 a abarcar também a área da Museologia, por nela ter sido integrado o Grupo dos Amigos do Museu.

As realizações mais significativas da CHT, nestas duas vertentes, foram as seguintes:

  • Recolha de elementos, depoimentos, testemunhos e espólios de oficiais e sargentos da Arma, classificação desses documentos e organização de um Arquivo segundo as regras do Arquivo Histórico Militar.
  •  Publicação dos livros “As Transmissões Militares da Guerra Peninsular ao 25 de Abril”, em finais de 2008 e “Bicentenário do Corpo Telegráfico 1810-2010”, em 2010.
  • Instalação e inauguração do “Polo de transmissões” do Museu militar de Elvas
  • Reabertura do Museu do RTm (hoje DCSI), agora denominada Coleção Visitável
  • Colaboração na Exposição “TELECOMUNICAÇÕES MILITARES – Inovação e Soberania Nacional” levada a cabo pela Fundação Portuguesa das Comunicações, em 2008
  • Criação, alimentação e manutenção deste blogue

O QUE PRETENDEMOS

A CHT pretende dar continuidade às ações desenvolvidas, promovendo e estimulando a pesquisa, divulgação e discussão de temas e documentos da História das Transmissões ou de interesse museológico, também relacionados com a Arma.

Prevê-se, assim, a divulgação de documentos em Arquivo ou elaborados pela Comissão, bem como de documentos, fotos, testemunhos, comentários e críticas que nos sejam enviados e que satisfaçam critérios de interesse histórico e de respeito por todos.

OBJECTIVOS / TAREFAS DA CHT

  • Incentivar a preservação de materiais e equipamentos de carácter museológico ligados às transmissões militares;
  • Apoiar, se solicitado, as ações de comando de carácter cultural nos campos da Museologia, Arquivística e História, no que respeita às transmissões militares.
  • Produzir textos destinados à divulgação da História das unidades e órgãos das Transmissões do Exército e acontecimentos ligados às transmissões;
  • Aconselhar e apoiar ações de promoção do conhecimento histórico sobre a evolução das transmissões militares.
  • Classificar e arquivar a documentação recebida, com vista à sua entrega ao AHM (Arquivo Histórico-Militar)

CONSTITUIÇÃO ACTUAL DA CHT:

Presidente:

General Amadeu Garcia dos Santos

Grupo de Trabalho:

Tenente-General João Manuel Soares de Almeida Viana
Major-General Carlos António Alves
Major-General José Manuel Pinto de Castro
Major-General Edorindo dos Santos Ferreira
Major-General António Pedroso de Lima
Major-General Pedro Pena Madeira
Coronel Art Aniceto Afonso
Coronel Eng Tm João Luís Cardoso Martins Alves
Coronel Eng Tm José Manuel Pinheiro Lopes Canavilhas (administrador deste blogue)
Coronel Eng Tm Jorge Fernando Costa Dias
Coronel Eng Tm Carlos Falcão
Coronel Eng Tm Manuel Cruz Fernandes
Coronel Eng Tm José Maria de Oliveira Gardete
Coronel Eng Tm Jorge Sales Golias
Coronel TManTm António de Oliveira Pena
Maj Eng Tm Carlos Rosado

Apoios:

Arma de Transmissões
Direção de Comunicações e Sistemas de Informação
Regimento de Transmissões (hoje DCSI)
Escola Prática de Transmissões (hoje RTm)

33 comentários a “Acerca de nós

  1. Parabéns pelo trabalho extraordinário que estão a realizar em prol da preservação e divulgação de dados militares históricos.Fui militar mas não de comunicações,servi na F.A. mas noutra especialidade. Fiquei maravilhado com as cronicas sobre as campanhas de dinamização,porque vivi esses tempos, acompanhei de perto as situações descritas delas fizeram parte,e por as julgar tão interessantes pedia se poderia partilhá-las na internete com outros que tambem delas fizeram parte. Obrigado e continuem este excelente trabalho.
    Cumprimentos A.Gonçalves

  2. Não tendo sido militar, mas interessado por tudo o que diz respeito ao meu país, fiquei boquiaberto pela qualidade deste blogue, das histórias, das centenas e centenas de informações fabulosas aqui disponíveis, das imagens, das situações comoventes e solidárias aqui relatada. Entre as histórias de Castro Daire e as dos pombos-correios é um deslumbramento de um Mundo que acabou aqui revivido e muito bem. Parabéns a todos pelo excelente trabalho.

    José Luís COVITA (Almada)

    • Muito obrigado pelas suas palavras.
      Não sei se imagina como são gratificantes para nós.
      O blogue é feito por nós, mas é de todos os portugueses, e ler o que de forma sentida aqui exprimiu, até pela raridade da sua atitude nos tempos actuais, só nos incentiva a fazer mais e o melhor que soubermos.

  3. Sou veterano como Rtg do STM de 1966 a 1970, onde servi em , Lobito, Sto Ant do Zaire, ex-Salazar e Luanda,de 69 a 70..era conhecido por “SARATOGA” e tinha o nr de registro 253/66…caso tenho algum companheiro que tenha convivido nesse periodo , em Luanda… gostaria que entrasse em contacto

  4. Foi com alguma nostalgia que visitei a casa onde prestei serviço, e na altura pelo nosso comandante Exmº, Sr. Cor. Manuel da Cruz Fernandes, quero agradecer a disponibilidade demonstrada pelo Sr. Capitão Fernandes que me acompanhou a mim á minha esposa e ao meu filho, numa visita guiada pela aquela que foi a unidade onde prestei serviço.
    Desde já informo de que formei um grupo no Facebook, de nome Militares da Arma de Transmissões do Exercito e gostaria de organizar uma visita a nossa casa Mãe, com mais camaradas do meu tempo. Pois gostaria de poder mostrar o Museu.
    Na expectativa das vossas notícias.
    João Costa
    1º Cabo Op. de TTy – 325/83
    NMEC 04673983.

  5. Caros Srs.

    Antes de mais, dou-vos os parabens por este esforço de preservação da nossa história.

    Escrevo-vos porque procuro, no contexto de um projecto de genealogia familiar, econtrar rasto de um Henrique Leal, casado com uma Maria Helena Lopes Leal, e que terá ido para a Guiné para, segundo memória familiar, participar na instalação do primeiro posto de Telegrafia (da Guiné) – terá morrido lá, mais uma vez de acordo com memória familiar, “de febres”. Terá nascido entre 1890 e 1915 – e mais não sei. Terão os Srs. por ventura este nome nos vossos registos, ou saber-meão orientar para documentação histórica sobre este “1º posto de telegrafia” caso não fosse militar?

    Muito obrigado desde já pela vossa ajuda, e caos tenham alguma informação, agradeço o contacto para o email jbpl71 at me ponto com

    Cumprimentos a todos

    Jose Leal (sobrinho neto do dito Henrique)

      • Caro Sr. Coronel Canavilhas,

        Muito agradeço a sua generosidade.

        Por alguma razão nunca recebi o seu email (jbpl71 @ me.com – remover os espaços), e por isso lhe respondo de novo via este blog.

        – Não há certeza se o nome seria Joaquim ou Henrique Lealk

        – tenho um telegrama dos serviços de R.T da Marinha, sem data que anuncia “Corporação de luto falecimento de oficial Leal chefe org.(?) L.C.T.”, com carimbos a dizer “Navio” e “Radio Monsanto”, e com a indicação de ser o evento Rádio nº77 de Bolama.

        Mais uma vez agradeço a ajuda que me possa(m) prestar,

        cumprimentos

        Jose Leal

        • Ex.mo Sr Pereira Leal

          Por esta ultima informação que nos dá, parece ter sido militar da Marinha e não do Exército.
          Por favor veja o artigo que hoje coloquei no blogue.
          Pode ser que alguém possa dar uma ajuda.

  6. Caro Coronel Canavilhas,
    Envio um abraço e felicito todos pelas iniciativa da recolha deste material.
    Quem passa por aqui tem muito gosto em ter informações interessantes.
    Se eu puder ajudar conta comigo.
    Alferes António (72-74)

    • Olá António, é sempre bom ter notícias dos velhos conhecidos.
      Claro que sim, toda a colaboração é preciosa. Não há por aí, por exemplo, algumas fotos de equipamentos ou actividades dos tempos do ATmA? Ou histórias que valha a pena contar, para preservar a nossa memória colectiva? Um abraço

  7. Faz algum tempo que acompanho este website, felicito os seus promotores. Fiz serviço no STMA entre 1973 e 1975, participei em missões da ONU, NATO e EUFOR, fui formador da EPTm e ETNA entre 2000 e 2012. Gostaria de colaborar junto com alguns de Vós, meus ex. colegas e amigos.

  8. Saudades que tenho, de tudo o que aprendi, com Oficiais, Sargentos e Praças desta Grande Arma..
    Como eu gostava de poder voltar atrás e voltar a estar ao lado de todos com quem desempenhei as minhas funções.
    Bem Hajas EPTm e RTm
    SEMPRE MELHOR
    João Costa
    !º Cabo OPTTY – 325/83 – 04673983

  9. Bons tempos passados ai entre junho / outubro 1994 2º cabo oliveira no material tm … aturar o meu 1º silva

  10. Em relação ao solicitado por Nuno Miguel Silva em relação às viaturas de transmissões informo que apenas conheço as referências feitas pelo coronel Bastos Moreira no seu livro “Notas sobre as Transmissões Militares em Portugal”, de 1983,2º volume pág. 41 e págs 47 a 51.

  11. Boa tarde,

    Estou a algum tempo a compilar o material auto blindado e não blindado do exercito português, se me puderem indicar algum livro ou uma lista do material auto de transmissões, eu agradecia.

    Aproveito para dar os parabéns por esta iniciativa e espero que outros serviços do exercito sigam o mesmo caminho.

    Agradecendo a atenção dispensada.

  12. Gostaria, se fosse possível, de entrar em contacto com o Senhor General João Manuel Soares de Ameida Viana.
    Fui secretária do Senhor General na Indep, SA.
    Cumprimentos
    Anabela Godinho

  13. Boas Tardes:
    Prezados Amigos e Camaradas!
    Fiquei maravilhado com todo o trabalho de pesquisa,que aqui está feito,com todos os detalhes ou quase todos,desta Magnífica Especialidade “TRANSMISSÕES”.Desde já os meus sinceros Parabéns a toda a equipa,e,colaboradores mas em espeçial ao n/Camarada Cor.EngºTm.Sr.Manuel da Cruz Fernandes,por esta referênçia ímpar neste site e,com o qual fizemos svc.em Nampula no BTM 2 em 73/74.Fiz parte desta família (com algumas amarguras) sêndo do 2ºturno de 72 (SMO) a começar a incorporação no R.I.7,depois pelo RTm,EPTm,BTM2,e,finalmente B.CAÇ.16/D.STM Beira/Moçambique como OP.TTY.Para finalizar,envio a todos os meus sinceros Cumprimentos desta Excelente Arma,e,muita saúde para gozarmos um pouco mais esta nossa vida díficil,queestamos atrevessar.Um “ALFA BRAVO” para todos e, não esqueçam este “GOLFE” (POR NÓS NUNCA QUEBRA).

    LUÍS SIMPLÍÇIO

  14. Boa noite
    Foi com imenso gosto que tomei hoje contacto com este espaço; Tendo cumprido o SMO nesta brilhante ARMA, com passagens pela EPTm e RTm em 84/85 (Op.TTY), ficou-me uma grande admiração pela NOSSA “ARANHA”! Porque ao longo da vida tenho estado com ligações directas a outras transmissões, tenho mantido vivo este “bravo india charlie hotel oscar”. A informação de haver espaços visitáveis nestas unidades incentiva-me a qq dia levar os meus filhos a fazer uma pequena viagem pela “minha história militar”. Obrigado pelas lembranças…
    Pedro Mendes, op TTY, RTm

  15. Camaradas;
    Estamos a organizar um convívio da “Malta” que prestou serviço militar no B.T.M. 3 em Tancos Casal do Pote em 1960 / 1961. Este encontro vai realizar-se no dia 26/05/2012. O ponto de encontro é no parque florestal de Amarante pelas 10h. Seguido de uma missa no Mosteiro de S. Gonçalo e do almoço ás 13h no Restaurante Lazer do Campo na Rua do Guimarei Freguim – 4600 Amarante (junto à Igreja de Freguim) nº255422644.

    Agradeço contacto para Simão Barbosa 224832568 ou 961602813

  16. Caros Camaradas e Amigos:
    Foi com muito agrado que vi e revi este site, ficando maravilhado com todo o V/ trabalho recreativo, sobre a maior arma que temos em mão.
    A maior parte dos nomes não me são desconhecidos, agradecendo ao meu grande amigo e camarada Coronel engº. Tm Sr. Manuel Cruz Fernandes a divulgação deste nobre site.
    Venho também informar-vos que temos um site em http://www.transmisoes.org. e gostaríamos que que este site pudesse ser divulgado no nosso e vice-versa.
    No dia 28/04/2012 iremos ter um almoço convívio anual em Abrantes (conforme está no nosso site). Para aceder às páginas privadas de: moradas, telefones e endereços, terei de vos dar em particular a nossa Password.
    Espero o vosso contacto para breve. Desejando a todos uma Santa Pascoa com saúde, felicidade e fraternidade.
    (POR NÓS NÃO QUEBRA)

    (O TIM-TIM)

  17. Boa noite Sr. Coronel.

    Foi com muito agrado que li o tópico sobre “Os ‘8 Magnificos’ das Guerras de África” e venho por este meio solicitar o seu conhecimento sobre o equipamento Racal TR-15, com o objectivo de recolher informações para o Projecto de Aptidão Tecnológica com o tema “Criação de um Museu das Comunicações da Força Aérea” realizado pelos alunos do Curso de Formação de Sargentos da Força Aérea, na especialidade de Operadores de Comunicações.

    Agradecendo desde já a atenção que este pedido possa merecer despeço-me com os melhores cumprimentos,

    Furriel Domingos

      • Boa tarde.

        Sr. Coronel se não for incomodo enviar-me essa informação, que tem até então disponivel ficar-lhe-ei muito agradecido.
        Desde já agradeço a resposta e a atenção prestada a este meu pedido.
        Furriel Domingos

        • Enviei-lhe uma msg de email para o seu endereço pessoal com info técnica sobre o rádio. Espero que tenha recebido e que lhe sirva para o vosso trabalho. Daqui a umas semanas publico um post sobre o TR-15.

  18. Caro Cor Canavilhas
    Encontrei este blogue e adorei pois nem de propósito, veio ao encontro de uns elementos que necessitava para uma pequena compilação que projecto fazer sobre o meu BCav em Angola.
    Gostaria de contactar consigo particularmente para ver se me facultava mais uns elementos que preciso.
    Não sei se lembra de mim na GNR. Estive no RC.
    Cumprimentos do C.Potier

    • Meu caro Cor Potier
      Com todo o gosto.
      Enviei-lhe uma msg com os meus contactos para o seu email pessoal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s