Ainda a lanterna Lucas de sinais


Do nosso leitor sr Luiz Fernando Dias recebemos, a propósito da recente publicação do manual de instruções da lanterna Lucas, o seguinte comentário/post, que muito agradecemos:

No final da década de 30, princípios dos anos 40 do século passado, foram construídos nas Oficinas Gerais de Material de Engenharia diverso material de transmissões: Telefones de Campanha, Comutadores Telefónicos, Fullerphones, Heliógrafo m/38, Lanternas de sinais (tipo Lucas), etc.

A lanterna de sinais fabricada pelas OGME era cópia exacta da Lanterna Lucas, muito bem executada, não ficava nada atrás da original. Contudo o corpo da lanterna era de alumínio, ao contrário da original que era de latão.

A caixa era de madeira tal como a lanterna Lucas da primeira geração, como se pode ver no desenho do folheto de instruções. Penso que estas instruções são de 1928, logo anteriores ao fabrico da Lanterna OGME.

Mais tarde, na 2ª Guerra Mundial, a Lanterna Lucas passou a ter a caixa metálica, chegando a estar em uso no nosso Exército.

Tenho uma vaga ideia que existe um exemplar destes no Museu de Transmissões, na Graça.

Da minha coleção junto uma fotografia de uma Lanterna de Sinais, fabrico OGME, anos 40, numa exposição em Torres Vedras efectuada em 2004.
lucas-dias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s