Eleições para a Presidência da República (1976)


Post do MGen Edorindo Ferreira, recebido por msg:

Cumprem-se agora 40 anos da primeira eleição por sufrágio universal e livre do Presidente da República, ocorrida em 27 de Junho de 1976.

Tal como para a eleição da Assembleia da República, dois meses antes, o Ministério da Administração Interna (MAI) solicitou ao Exército a montagem de um sistema de transmissão e de escrutínio provisório dos resultados eleitorais. E de novo essa missão foi atribuída à Direcção da Arma de Transmissões, sendo a transmissão assegurada pela rede do Serviço de Telecomunicações Militares e o escrutínio efectuado na Escola Prática de Transmissões.

O sistema foi semelhante ao implementado para o acto eleitoral anterior (ver aqui), tendo sido igualmente coordenado pelo Tenente Coronel Engº Tm José Maria Marques. As operações de escrutínio foram novamente asseguradas pelo Capitão Engº Tm José Manuel Pinto de Castro, com recurso à calculadora HP 9810 e respectivos acessórios, em especial o plotter para  impressão de gráficos.

IMG_3081A experiência anterior e o facto de haver apenas quatro candidatos facilitou a programação da calculadora e a obtenção de resultados com maior celeridade. As mais de quatro mil mensagens recebidas de todas as capitais de distrito foram devidamente processadas e os resultados disponibilizados ao STAPE.

As duas imagens que se seguem constituem testemunho do trabalho efectuado: a primeira do impresso próprio manuscrito no Governo Civil pelo Oficial Delegado da Comissão Nacional de Eleições (em Lisboa eram entregues directamente na Escola Prática de Transmissões) e a segunda do gráfico regularmente efectuado pelo plotter.

PR 76 PSI 001 PR 76 001O sistema principal, da responsabilidade do STAPE/MAI, foi também semelhante ao de Abril, com apenas uma diferença: pela primeira vez o escrutínio não foi efectuado por uma empresa privada, tendo dessa tarefa sido incumbido o Centro de Informática do Ministério da Justiça. Paralelamente, quase em simultâneo, o apuramento dos resultados foi também efectuado pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Serviço Mecanográfico do Exército.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s