Galeria

Visita da CHT à exposição Comunicações Militares em Loures


Vários membros da Comissão da História das Transmissões visitaram a exposição que está patente em Loures, no edifício 4 de Outubro (antigos Paços do Concelho, onde, nesse dia do ano de 1910, cerca das 15h, foi hasteada uma bandeira com as cores republicanas e declarada implantada a República no concelho de Loures) sobre “Comunicações Militares – Guerra colonial”. Com entrada livre, a exposição decorre até ao próximo dia 14 de Maio.

Cartaz expo LouresRecebidos pelo sr Luiz Fernando Dias, radioamador, colecionador e proprietário da notável e extensa coleção em exposição, pudemos rever muitos dos rádios utilizados pelo Exército e pelas Forças Armadas portuguesas, desde 1961, com alguns dos equipamentos então existentes e que vinham ainda da segunda guerra mundial, até 1974, já com equipamentos mais evoluídos e sobretudo melhor adaptados às necessidades operacionais e às características do terreno dos teatros de operações, denotando a notável evolução técnica que teve lugar em Portugal nas comunicações militares, nesse período.

Da agradável visita fica algum do registo fotográfico, que começa com uma vista parcial da sala da exposição e termina, inevitavelmente, com o mais famoso rádio do período em causa, o Racal TR-28, apresentado com as diversas antenas que podia utilizar:

IMG_3015IMG_3023IMG_3024IMG_3031IMG_3025IMG_3033IMG_3026IMG_3027IMG_3035IMG_3036IMG_3016IMG_3017IMG_3018IMG_3019IMG_3020IMG_3021IMG_3014

Anúncios

3 comentários a “Visita da CHT à exposição Comunicações Militares em Loures

  1. Agradeço as palavras amáveis que me foram dirigidas.
    Mas , quero acrescentar que a vossa visita foi muito
    importante para mim.
    Luiz Fernando Dias

  2. Em complemento deste post do coronel Canavilhas, mais uma vez interessante e oportuno para assinalar a visita de um grupo significativo de elementos da CHT (cerca de una dezena) a esta notável exposição sobre a evolução das Comunicações militares na Guerra Colonial, patente ao público em Loures.
    O sucesso e o interesse que, para nós, teve esta visita, pois nela muito aprendemos, muito se ficou a dever ao interesse que nela puseram duas personalidades de relevo no radioamadorismo nacional e na área de preservação e reconstrução dos equipamentos militares antigos, e que há muito acompanham e colaboram nas atividades da CHT .
    Em primeiro lugar, naturalmente o sr Luís Fernando Dias, proprietário da coleção, certamente a mais importante coleção particular do país de equipamentos rádio utilizados na Guerra Colonial e que graças ao seu trabalho de investigação e de rigorosa reconstrução dos equipamentos consegue apresentar a funcionar e como se estivessem a ser distribuídos aos operadores, há mais de meio século!
    A exposição é assim o fruto de um trabalho e de uma dedicação imensas. É também uma coleção particular que só tem paralelo noutros países, entre os quais a Grâ Bretanha e a França, segundo nos indicou.
    Teve a amabilidade de nos proporcionar uma visita guiada, muitíssimo valorizada porque nela não podia deixar de transparecer o seu enorme conhecimento sobre os equipamentos e a sua grande paixão pela sua coleção que há dezenas de anos tem vindo persistentemente a construir.
    De referir que esta colaboração com as Transmissões do sr. Luís Fernando Dias, patente n esta visita, já vem de há muitos anos e continua, pois, como nos informou, conhecera o coronel Bastos Moreira e que este lhe fez também uma visita guiada à coleção visitável do RTm e ainda que continua a acompanhar o nosso Blogue.
    Também não posso deixar de referir aqui o papel que teve nesta visita da CHT o sr. João de Freitas, grande amigo e colaborador do sr. Fernando Dias. Com efeito foi dele que, em boa hora, nasceu a ideia de convidar a CHT para visitar a exposição, dispondo-se inclusivamente a ser ele próprio a guiar a visita. Isso não foi possível, por motivos de saúde, pelo que com os nossos agradecimentos lhe desejamos o rápido restabelecimento.
    Em relação ao sr. João Freitas queria aqui recordar que este Blogue muito lhe deve e no qual tem tido uma colaboração de relevo
    Os seus posts são sempre de indiscutível qualidade e permito-me recordar que foi um grande animador do Blogue, no seu período inicial, com a apresentação de mais de uma dezena de posts nos primeiros meses de 2012.
    Aos dois. os nossos sinceros agradecimentos pelo enorme prazer que nos proporcionaram com esta estimulante visita.

  3. Parabens Canavilhas pelo excelente post que colocaste no blogue, a propósita da visita à exposição sobre as Transmissões Militares, visitado em Loures por vários elementos da CHT
    Cruz Fernandes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s