Contribuição para uma Breve história da evolução das Transmissões do Exército (3)


Post do MGen Pedroso Lima, recebido por msg:

3º Período (1880 – 1914) A sobreposição de meios nas Transmissões Permanentes

O major de Infantaria Bon de Sousa foi a figura de maior destaque neste período.

Nomeado Diretor do Serviço Telegráfico de Guarnição e Pombais Militares, em 1880, cargo que exerceu até 1901, promoveu uma expansão significativa das transmissões militares.

Da sua ação resultou o apreciável desenvolvimento da telegrafia elétrica, com a colaboração e apoio dos Telégrafos do Reino, com os quais acordou o aproveitamento das linhas civis nos períodos disponíveis; a introdução dos pombos correios e a reintrodução de meios óticos como semáforos e heliógrafos, utilizando o código Morse e ainda as lanternas de sinais que permitiam fazer serviço ótico de noite.

A explicação para a uso de novos meios, claramente menos evoluídos que a telegrafia elétrica, resultou da aplicação nas Transmissões Permanentes do princípio da sobreposição de meios usado, na época, nas transmissões de campanha pelos exércitos mais evoluídos.

Através da multiplicidade de meios criada, procurava-se suprir a fraca fiabilidade de cada um no sentido que a mensagem pudesse chegar ao seu destino, como é timbre das transmissões.

Outra justificação, é que a primeira unidade de transmissões de campanha só foi criada em Portugal em 1885, e o pessoal das transmissões permanentes, em caso de guerra, pela sua preparação no serviço das redes permanentes, permitiria suportar o primeiro embate com o inimigo com pessoal devidamente treinado.

O sistema montado por Bon de Sousa foi baseado em estudos aprofundados, que teve o mérito de fazer, dos sistemas de transmissões de campanha usados nos outros Exércitos.

Este sistema perdurou, nas transmissões Permanentes do Exército, até meados do século XX e, nas Transmissões de Campanha, foi o sistema dominante na Primeira Guerra Mundial.

Ainda no tempo de Bom de Sousa fizeram-se, no Exército, as primeiras experiências com telefones.

Em 1901 fizeram-se as primeiras experiências com rádio em Portugal, na orientação das quais esteve o capitão de Engenharia Severo da Cunha.

Rede de pombais militares em 1989

Rede de pombais militares em 1889

Heliógrafo Martins

Heliógrafo Martins

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s