A Grande Guerra e a CHT


Post do MGen Pedroso Lima, recebido por msg:

Nas últimas 7 semanas o “Expresso” ofereceu aos seus leitores livros da coleção “Grandes Batalhas da História de Portugal”, coordenada pela Prof. Manuela Mendonça, Presidente da Academia Portuguesa de História.

A leitura destes livros foi para mim gratificante, por verificar a sua qualidade e interesse, permitindo-me destacar os 3 últimos, dois dos quais de autores militares.[1]

É precisamente sobre o último destes livros (o 7º da Coleção), sobre a Grande Guerra, da autoria do coronel Aniceto Afonso, que dedicamos este post, pela importância que lhe atribuímos e pelas repercussões que poderá ter na própria CHT.

GG 1Este livro revela a capacidade do autor (que muitos académicos não têm) em conseguir escrever de forma rigorosa, interessante e apelativa para o grande  público.

Trata-se de um livro de síntese, cuja realização só está ao alcance de quem  se tenha dedicado a exaustivos estudos analíticos anteriores, como é o caso de Aniceto Afonso, que coordenou, com Carlos Matos Gomes, a publicação Portugal na Grande Guerra (1914-1918), publicada em 2003, que é uma obra de referência e que já tem uma 2ª edição.

Mesmo no que respeita a trabalhos de síntese destinados a um público mais alargado, Aniceto Afonso publicou, em 2008, o livro que se mostra a seguir e que na altura tive o prazer de ler.

GG 2O livro agora oferecido pelo semanário Expresso, mantendo a estrutura do seu antecessor é, contudo, muito mais do que uma segunda edição do livro. Vale a pena reler, pois consegue ainda ser mais interessante do que o seu antecessor.

Julgo que a explicação para o fenómeno do redobrado interesse do livro está revelada na sua primeira nota de rodapé, que esclarece que o texto do novo livro se deveu ao contributo de um conjunto de 8 amigos, a maioria militares, que por sinal são historiadores.[2]

Ou seja a excelência do texto resultou de um trabalho de equipa de um “grupo de amigos” que Aniceto Afonso soube eficazmente coordenar.

Em relação à CHT, que também é um “grupo de amigos”, penso que só ganhariamos em ter em conta este livro oferecido pelo “Expresso”, com vista ao nosso próprio trabalho relativo à Grande Guerra, também orientado por Aniceto Afonso e que está previsto recomeçarmos em Janeiro.

Penso que até lá todos ganharíamos com a leitura desta notável síntese de Aniceto Afonso, que me parece dar o necessário enquadramento à história das Transmissões na Grande Guerra, que a Comissão pretende contar depois de vasculhar os Arquivos do AHM….


[1] Os 3 livros referidos são: 1640-1668 RESTAURAÇÃO, do General Gabriel do Espírito Santo; 1801-1814 GUERRA PENINSULAR, do Prof António Pedro Vicente e 1914-1918 GRANDE GUERRA, do Coronel Aniceto Afonso.

[2] Os amigos de Aniceto Afonso indicados na nota de rodapé da pág.105 são os seguintes: João Vieira Borges, Luís Alves de Fraga, Carlos Matos Gomes, Nuno Santa Clara Gomes, David Martelo, António José Telo, Hipólito de la Torre Gómez e António Ventura.

Anúncios

2 comentários a “A Grande Guerra e a CHT

  1. Também te agradeço, caro Aniceto Afonso, ter merecido o teu comentário. Concordo que a CHT tem imensas possibilidades de continuar a fazer trabalhos de qualidade (como a sua participação no Núcleo de Transmissões do Museu Militar de Elvas). Penso que a base de tudo está em conseguires desenvolver na Comissão a prática da investigação..

  2. Caro amigo,
    Sinto-me recompensado com as tuas palavras e a tua apreciação. O que procuramos, quando publicamos, é este reconhecimento dos leitores. Na CHT também temos feito, e continuaremos a fazer, trabalhos de qualidade. Um abraço,
    Aniceto Afonso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s