O livro “A TSF e as Transmissões”


Post do MGen Pedroso Lima, recebido por msg:

A obra “A TSF e as Transmissões” (1) , publicada em 1938, da autoria do então tenente de Engenharia  Luís de Câmara Pina (1904-1980) (2) é um livro de referência na História das Transmissões Militares.

Trata-se de uma obra diferente de todas as publicadas sobre transmissões do Exército e que apresenta caraterísticas próprias, algumas das quais passaremos a destacar.

TSF livro-2Embora se trate de um livro  baseado na Memória do Concurso para o Serviço de Estado-Maior, o livro ultrapassa claramente o âmbito exclusivamente militar. Sendo a parte essencial do livro, dedicada à  técnica e organização das transmissões a considerar para o conveniente aproveitamento da TSF, não  deixa de incluir uma referência às grandes invenções de Leonardo da Vinci, que compara com a invenção da TSF, bem como enuncia as suas grandes potencialidades futuras e os perigos que comporta.

O autor escreve muito bem, revela cultura histórica, demonstra estar bem preparado tecnicamente, é imaginativo e a sua escrita é muito agradável de ler.

Outra particularidade do livro é que o autor do Prefácio do livro é  o então tenente coronel Soares Branco (3), e que também, como o general Pina, foi uma figura de projeção nacional e um grande vulto das transmissões dado o brilho da sua atuação na Grande Guerra como chefe do Serviço Telegráfico do CEP.

O tenente coronel Soares Branco foi o arguente, incluído no júri que avaliou a defesa da Memória pelo tenente Câmara Pina e escreve o Prefácio a pedido do autor.

No próprio Prefácio indica que esse convite “estava na linha cimeira dos prazeres intelectuais que a carreira docente lhe tinha proporcionado”. Este prefácio também é digno de se ler. Se o livro é uma manifestação inequívoca do interesse do tenente Câmara Pina pelas Transmissões e do seu enorme entusiasmo  pela TSF e pelas  possibilidades que apresenta, o tenente coronel Soares Branco, segue-lhe as pisadas, considerando o trabalho de enorme qualidade.

Em resumo Soares Branco ressalta as seguintes virtudes da obra:

– O livro estar muito bem escrito;

– O autor mostrar invulgar cultura histórica e humanística;

– Apresentar propostas de organização da TSF para o Exercito, que revelam conhecimentos muito avançados para um subalterno de Engenharia;

– Apresentar o quadro das perspetivas e perigos da  TSF.

Espero que tais virtudes sejam suficientes para  incentivar a leitura deste livro, algo esquecida.

Embora com o desgaste inevitável do tempo, considero que continua a valer a pena  a sua leitura, dada a atualidade e interesse de algumas das teses que nele se incluem.

(1) Ver Post de 11 de Janeiro de 2012  “Bibliografia sobre História das Transmissões”.

(2) Anos mais tarde seria General CEME, comandante do Exército entre 1958 e 1961.

(3) Ver post de 22 de janeiro de2013

Anúncios

Um comentário a “O livro “A TSF e as Transmissões”

  1. Como também tenho um exemplar desse livro (embora a capa acuse a sua idade), fiquei deveras satisfeito com a descrição que aqui é feita pelo Sr. Mgen Pedroso Lima.

    Resta-me acrescentar que a obra inclui ainda onze páginas de excelentes fotografias.

    Cumprimentos

    João Ramiro C. Firmino
    Ex-furriel milº TRMS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s