Telégrafo Português


Image

Modelo à escala 1:4, construído pelo Sargento-Mor Paim das Neves para a Coleção Visitável do RTm

O telégrafo português conhecido como telégrafo de ponteiro é um telégrafo ótico desenvolvido por Francisco António Ciera, em que há referência da sua existência em 1805, mas é numa sua carta de 1808 que explica o seu funcionamento e apresenta um desenho do telégrafo conjuntamente com os desenhos do telégrafo sueco Eldcrantz ( 1796) , inglês Murray (1795) e Francês Chappe (1793)

Image

Desenho de Ciera dos telégrafos Sueco-1024 sinais, Inglês-64 sinais, Francês-256 sinais e Português-8 sinais

Image

Citando o que escreveu:
“O português (que propus depois de ter examinados os apresentados e muitos outros ) tem uma só manivela ,com a qual se dá ao seu único ponteiro as inclinações 45⁰ em 45⁰a respeito do mastro vertical; de sorte que um só homem observa, faz os sinais e escreve, tudo a um tempo; pois tem a vista aplicada a uma luneta fixa ao mastro, move a manivela com a mão esquerda, ficando-lhe a direita livre para poder escrever em uma pedra convenientemente aplicada ao mastro para esse fim.”

Image

Em relação ao seu funcionamento, escreve:
“À primeira vista parece impossível satisfazer a tudo somente com 8 sinais; consegui isto por meio d`hum diccionário que compuz – com bastante trabalho -, e que contem mais de 60.000 palavras e frases, cada huma das quais tem por expressão telegraphica huma combinação dos nº 1, 2, 3, 4, 5 e 6 tomados a dous, a três, a quatro, a cinco, a seis.”

Image

A distância entre dois telégrafos não devia exceder 2,5 léguas (aproximadamente 15Km)

Em 1810 o Corpo Telegráfico é criado oficialmente, para o qual é nomeado Diretor, e é impresso o dicionário a que se refere, com o Título de TABOAS TELEGRAFICAS, na IMPRESSÂO RÉGIA e em que só constam cerca de 10 000 palavras.

Anúncios

Um comentário a “Telégrafo Português

  1. Queria apenas acrescentar que existe uma versão diferente deste telégrafo de ponteiro e que foi apresentada por Raeuber (ver pág. 17 do livro Bicentenário do Corpo Telegráfico).

    Esta versão tem na ponta um quadrado, o que nos parece permitir aumentar a sua visibilidade.

    Desconhecemos se esta versão já era conhecida e usada no tempo de Ciera. Não nos podemos esquecer que o sistema português continuou em uso cerca de 50 anos depois da morte de Ciera.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s