Os Pioneiros da TSF – Padre Roberto Landell de Moura


Nasceu a 21 de Janeiro de 1861 em Porto Alegre (Brasil), onde viria  a falecer em 30 de Junho de 1928.

Estudou teologia em Roma, tendo-se ordenado sacerdote em 1886. A par da sua preparação eclesiástica, estudou também física e electricidade.

Foi o primeiro a transmitir a voz humana utilizando as ondas hertzianas.

Durante toda a sua vida parece ter conseguido harmonizar a dupla condição de padre e cientista. Prova disso é o episódio em que, por deferência, fez uma demonstração das suas invenções ao seu bispo. Quando este ouviu a voz que saía do receptor disse que era a voz do diabo, sugerindo que a invenção tinha uma base de bruxaria. Esta ideia levou a que alguns grupos menos esclarecidos o atacassem, chegando mesmo a destruir o seu laboratório.

Devia ser um homem de personalidade forte pois nem os ataques o amedrontaram, prosseguindo as suas actividades científicas, nem estas o impediram de continuar a dedicar-se á sua tarefa pastoral, tendo servido em várias paróquias.

Em 1893, antes da primeira experiência de Marconi, o padre Landell de Moura fez uma demonstração de telefonia e telegrafia sem fios, com aparelhos de sua invenção, entre o alto da Av Paulista e o alto de Sant’Ana, em S. Paulo, numa distância aproximada de 8 quilómetros. Repetiu a experiência no dia 3 de Junho de 1900, presenciada pelo Consul Britânico em S. Paulo, Sr C. P. Lupton, pelas  autoridades brasileiras, por jornalistas e pelo povo.

Em 1901 conseguiu obter a patente brasileira nº 3279 para o seu aparelho. De seguida, convencido do valor das suas invenções, partiu para os Estados Unidos onde conseguiu as patentes que se indicam no quadro que a seguir se apresenta:

Nome Número da Patente Data do Pedido Data da Patente
Wireless Telephone 775.337 04 Outubro 1901 22 Novembro 1904
Wireless Telegraph 775.846 16 Janeiro 1902 22 Novembro 1904
Wave Transmitter 771.017 9 Fevereiro 1903 11 Outubro 1904

Não é por acaso que o “Wave Transmitter”, sendo o último a ser submetido foi o primeiro a ser patenteado. Trata-se de um sistema de rádio que não levantou grandes problemas aos avaliadores do “Patent Office”porque estava baseado em tecnologias já conhecidas: a bobine de Ruhmkorff, como base do emissor, e o telefone, como base do receptor.

A grande  invenção e novidade é um microfone a que Landell de Moura chama “interruptor fonético”, baseado numa membrana que vibra ao ritmo do som e que, nessas oscilações, faz e desfaz um contacto com uma haste metálica, gerando assim impulsos com uma frequência igual à do som que actua sobre a membrana. Como estes impulsos comandavam o funcionamento da bobina, as ondas hertzianas geradas incorporavam a (eram moduladas pela) frequência do som. Este foi, de facto, o primeiro sistema de transmissão de voz e outros sons utilizando as ondas descobertas por Hertz.

Imagem do “interruptor fonético” incluída na patente do “wave transmitter”

Bell tinha inventado o “fotofone”, em 1880, conseguindo transmitir voz, através da luz, a 213 metros de distância. Mas, apesar desta invenção, a utilização prática da luz para a transmissão de fonia só veio a ser possível com a descoberta do laser e dos sistemas de modulação digital na 2ª metade do Sec XX. Por isso pode considerar-se que o sistema de Landell de Moura foi o verdadeiro pioneiro da telefonia sem fios.

Já o “wireless telephone” e o “wireless telegraph” eram equipamentos complexos que incluíam, no mesmo equipamento, a transmissão por ondas hertzianas, pela luz e por ondas sonoras. O próprio inventor, talvez para ultrapassar as dúvidas dos oficiais do “Patent Office”, escreve na sua patente: “O aparelho assim pode não ser de grande valor comercial”. Ele tinha consciência das limitações de alcance das transmissões sonora e luminosa, além da complexidade técnica desta última, para a época.

Imagem do “wireless telephone” incluída na patente. De notar a existência de uma ventoínha para aumentar o alcance das ondas sonoras.

Concebeu ainda o que denominou “telefotorama” ou “Visão à distância” que era um sistema precursor da televisão.

Aqui fica uma justa homenagem a este ilustre brasileiro que, tal como muitos outros, com o seu esforço e engenho, muito contribuiu para o desenvolvimento da rádio sem disso ter tirado qualquer proveito pessoal.

Anúncios

Um comentário a “Os Pioneiros da TSF – Padre Roberto Landell de Moura

  1. Em relação a este post, dedicado ao grande cientista brasileiro que foi o Padre Roberto Randell de Moura, permito-me apresentar as seguintes observações:

    . Em primeiro lugar constituiu, para mim uma uma surpresa pois desconhecia completamente a a obra de Randell de Moura, o que julgo acontecer com a maioria dos portugueses.

    .O nosso blogue tem o mérito de chamar a atenção para uma figura brasileira de projeção mundial cujos trabalhos de transmissão de voz por TSF foram anteriores a Marconi , contribuindo para o seu conhecimento em Portugal.

    . Na procura que fiz na net encontrei uma monografia (em pdf), que recomendo a quem queira saber um pouco mais sobre a biografia e aceitação no Brasil da sua obra. É relativamente recente (2006) e integrou-se no Curso de Gestão de Informação da universidade federal do Paraná. Da autoria de Claudia Josiani Zaltrão e é intitulada “Resgate da Memória científica Nacional: a obra do Padre Roberto Landall de Moura”.

    . Nesta monografia a autora afirma que, em 2006, o Padre Landall de Moura era um ilustre desconhecido para a maioria dos brasileiros, o que claramente a monografia procurava combater.

    De então para cá o Brasil tem sido capaz de conseguir um notório desenvolvimento económico e social em que finalmente parece estar a dar passos seguros para se transformar numa das grandes potências mundiais do futuro. Será que hoje o reconhecimento de Randell de Moura já tem, pelo menos no Brasil, a dimensão que a sua obra merece?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s