Galeria

Visita da CHT a Elvas


A deslocação da CHT a Elvas, realizada no passado dia 18 de Outubro, destinou-se a visitar o Museu Militar e a cidade, incluindo naquele o espaço destinado a instalar o futuro Núcleo de Transmissões, o que foi amplamente conseguido, como fazia prever, em todos os seus aspetos, a cuidada preparação do MGen Pena Madeira.

A visita beneficiou do empenhado apoio do Museu Militar de Elvas,  particularmente do seu Diretor, Cor Varandas, e do seu Subdiretor, TCor Ribeiro, e nela participaram 15 elementos da CHT, entre os quais o seu presidente, general Garcia dos Santos.

Museu Militar de Elvas

A visita ao Museu Militar teve a particularidade de ser altamente valorizada pela  brilhante visita guiada que  nos proporcionou o TCor Ribeiro às 3 coleções abertas ao público (arreios, material do Serviço de Saúde e material de Artilharia).

Embora se trate de coleções expostas segundo critérios bastante diferentes do que a CHT usa nas suas áreas museológicas, onde o fator histórico tem um papel preponderante, considera-se que com a visita ao Museu Militar de Elvas a Comissão ganhou importantes ensinamentos, a ter em conta no grande desafio que constitui a sua participação  na criação do Núcleo de Transmissões em Elvas e também na Coleção Visitável do RT em curso.

Oferta à direcção do Museu Militar de Elvas dos 2 livros publicados pela CHT

A visita a Elvas, também conduzida pelo TCor Ribeiro, proporcionou à CHT contactar com a riqueza monumental da cidade, classificada recentemente pela UNESCO como património da humanidade, na qual nos permitimos destacar o percurso urbano, o castelo, o majestoso aqueduto da Amoreira e, por ultimo, a impressionante fortaleza da Graça, de enorme extensão.

O Forte da Graça impressionou a Comissão por se tratar de um exemplar riquíssimo de fortaleza abaluartada, que infelizmente se encontra num lamentável estado de abandono.

Não cabendo neste Blogue uma descrição da visita à cidade ou ao Museu, limitamo-nos a assinalar três pontos importantes:

  • A qualidade das coleções expostas no Museu é merecedora de uma visita e constitui um desafio para o Núcleo de Transmissões a instalar.
  •  O entusiasmo e o rigor dos conhecimentos museológicos que o TCor Ribeiro nos transmitiu durante toda a visita, constituíram ensinamentos importantes para a CHT  nessa área.
  • A visita à cidade foi extremamente interessante, apesar do tempo chuvoso, ficando clara para todos os presentes a mais que justificável classificação da UNESCO.

Por ultimo, os nossos agradecimentos aos nossos incansáveis anfitriões por esta agradável e utilíssima visita ao Museu e à bonita cidade de Elvas.

Anúncios

Um comentário a “Visita da CHT a Elvas

  1. Dado o interesse que suscitou na CHT esta visita a Elvas aconselho a quem quiser aprofundar o seu conhecimento, nomeadamente quanto à problemática da preparação do extenso dossier para a candidatura a património da humanidade, bem como o problema da recuperação do forte da Graça, aconselho a audição do programa radiofónico “Encontros com o Património” transmitido pela TSF no passado domingo, dia 18 de Novembro, disponibilizado na Net no site da rádio TSF

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s