Início das Transmissões Militares terrestres em Portugal


Post do MGen Pedroso Lima, recebido por msg: 

Quando começaram as Transmissões Militares Terrestres em Portugal?

É a pergunta a que, neste post, procurarei dar uma resposta breve.

Para isso, procurei consultar, sem sucesso a principal bibliografia existente sobre esta matéria, que se resume a três obras[1].

Com efeito, a obra de Afonso do Paço começa a sua narrativa em 1873, com a inauguração da primeira rede privativa do Exército em Lisboa, depois da extinção do Corpo Telegráfico e as outras duas com a criação do Corpo Telegráfico no princípio do séc. XIX. Dá a sensação que não houve qualquer sistema de transmissões militares terrestre significativo anterior que lhes merecesse referência.

Penso que quer o sistema de comunicações por almenaras (também utilizado pelos muçulmanos e dos quais deriva a palavra), quer o sistema de fachos,  tiveram, na sua época. enorme importância no sistema defensivo português.

Recordemos que o sistema das almenaras, utilizado desde o princípio da nacionalidade,  permitia a transmissão para a retaguarda a informação da aproximação do Inimigo, evitando a surpresa. O sistema de fachos começou séculos mais tarde, era também um sistema defensivo, mas desta vez  para dar resposta adequada aos ataques de corsários.

Penso assim que qualquer dos sistemas teve dimensão suficiente e prestou serviços importantes ao país, que, de modo nenhum, devem  ser esquecidos.

Em resumo e procurando responder à pergunta direi  que a origem das transmissões militares terrestres está no início da nossa nacionalidade, com a utilização de almenaras.


[1] PAÇO, Afonso do, As Comunicações Militares de Relação. Lisboa:Ottosgráfica, Lda, 1938;MOREIRA, coronel Guilherme Bastos, Notas sobre as Transmissões Militares em Portugal. Lisboa: RTm, 1980; CHT, As Transmissões Militares da Guerra Peninsular ao 25 de Abril . Lisboa, 2008.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s