Visita ao CAVE


Post do MGen Pedroso Lima, recebido por msg:

Conforme estava previsto, no dia 5 de Julho três elementos da CHT (MGen Pedroso de Lima, MGen Edorindo Ferreira e Cor Aniceto Afonso) deslocaram-se ao Centro de Audiovisuais do Exército (CAVE), onde foram recebidos pelo subdiretor, Cap Man Tm Carlos Prada, em virtude de o diretor se encontrar de licença.

A visita destinava-se a verificar as possibilidades de o CAVE nos proporcionar a visualização de filmes e fotografias com interesse para a História das Transmissões.

Previamente o MGen Edorindo difundira pelos elementos da CHT a listagem dos filmes e fotos existentes em arquivo. À nossa chegada o CAVE já tinha preparado alguns filmes para nos mostrar.

Convém acentuar que o CAVE possui todos os filmes do Exército, bem como as fotografias posteriores a 1976, visto que as mais antigas foram transferidas para o AHM.

Os filmes que visionámos foram os seguintes: a EPT (Lisboa) em 1972, o RTm (Porto) em 1973 e a Inauguração da Capela no Agrupamento de Transmissões de  Angola (Luanda) em 1970, bem como a Inauguração da Ponte de Vila Franca em 1951, este último por curiosidade.

Do visionamento destes filmes ficámos com a convicção que o espólio do CAVE é valioso e que dos filmes se poderão extrair pequenos trechos para ilustrar equipamentos e materiais da Coleção Visitável, por exemplo no que se refere à instalação de linhas telefónicas aéreas, transmissão de mensagens por morse e por teleimpressor, etc.. No entanto, só uma visita demorada possibilitará a visualização de outros filmes de várias áreas de transmissões com interesse histórico e “extrair” as partes requeridas.

Foi também ventilada a hipótese de, a exemplo do que a Fundação Portuguesa das Comunicações fez para a Exposição de 2008, se fazer um pequeno filme para projetar na sala de apresentação da Coleção Visitável do RTm.

Uma palavra final para a forma simpática, competente e eficaz como fomos recebidos pelo nosso camarada capitão Prada, que nos mostrou as instalações do CAVE e os diversos equipamentos e capacidades nas componentes vídeo, foto e gráfica, bem como o pequeno Museu.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s