Centro Internacional das Artes José de Guimarães


O CIAJG, “Um projeto espiritual”, é inaugurado no próximo domingo em Guimarães, uma das duas capitais europeias da cultura 2012. José de Guimarães é o pseudónimo do Cor Engº Tm José Maria Marques.

JL de 13JUN2012

Como escreve no editorial do ultimo número do JL o seu diretor, José Carlos de Vasconcelos, “… mais do que um pseudónimo, passou a ser mesmo como que o seu nome verdadeiro. Quero dizer: o nome também do cidadão, oficial do Exército, engenheiro, que se chama, segundo o BI, José Maria Fernandes Marques”.

O então TCor José Maria Marques, chefe de um estágio para capitães de Tm (engs, expl e manut), numa visita a Unidades de Tm alemãs (Bruchsal, Feldafing, etc) no final dos anos 70

Curiosamente, no seu depoimento ao JL, o Cor José Maria Marques apenas se refere à sua longa carreira militar, desde a Escola do Exército até à reforma, como coronel, na seguinte passagem – “Sou de Guimarães, e, aos 15 anos, parti para estudar em Braga. Aos 17, vim para Lisboa e, com 20 e poucos, fui para Angola, cumprir o serviço militar.”

Anúncios

Um comentário a “Centro Internacional das Artes José de Guimarães

  1. Congratulando-me com por a inauguração do CIAJG ter merecido esta referência no Blogue da CHT, pretendo observar o seguinte.

    Julgo que no percurso artístico de José de Guimarães, a sua carreira militar deixou marcas importantes, nomeadamente a sua ligação à arte africana (bem patente no CIAJG), devido à comissão de serviço que fez em Angola durante a guerra colonial.

    Mas a sua passagem na Arma também deixou marcas, Com efeito, é conhecido o se papel no projeto da capela do Agrupamento de Transmissões de Angola e na direção da participação do STM no escrutínio das primeiras eleições democráticas realizadas em Portugal no pós 25 de Abril.

    Como comandante da Escola Prárica tive a honra de o ter como subordinado, permitindo-me destacar a sua ação desempenho das funções de Diretor da Instrução e de Instrutor, tendo publicado um livro na área da Logística sobre “Gestão de Depósitos”.

    Esperamos que, em breve, o tenhamos a participar neste Blogue.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s