Relatório da EPT do 25 de Abril


Post do MGen Pedroso Lima, recebido por msg:

A participação do pessoal de Transmissões na preparação do 25 de Abril, bem como as suas consequências, são pouco conhecidas, dada a escassez do que se tem escrito e divulgado sobre o assunto.

Há contudo uma exceção, que convém apontar, que foi o Relatório relativo á Escola Prática de Transmissões, da  autoria do capitão Fialho da Rosa, escrito em 5 de Maio de 1974 e que se mostra na figura.

Este documento foi publicado no livro do capitão Diniz de Almeida Origem e evolução do Movimento dos Capitães, pág.350, bem como muitos outros exemplos de Relatórios relativos a outras Unidades.

O que sempre me fascinou neste Relatório foi a sua concisão, serenidade e moderação (e que contrasta com a maioria dos outros Relatórios) prova de grande maturidade do jovem capitão que o elaborou e que, em meu entender constituiu uma contribuição importante para dar a tónica ao processo evolutivo da Arma em consequência do 25 de Abril.

Leva-me a pensar e pergunto-me se o espírito que hoje existe neste Blogue não terá sido também, de algum modo, influenciado por este Relatório.

Anúncios

2 comentários a “Relatório da EPT do 25 de Abril

  1. Em relação ao Relatório da EPT do 25 de Abril queria acentuar que no post apenas pretendi acentuar o mérito da forma como o capitão Fialho da Rosa o elaborou.

    Quanto a ideia apresentada sobre a ação desenvolvida pelo pessoal STM no 25 de Abril, embora concorde inteiramente com o reconhecimento do seu merecimento, julgo que uma vez que já foi atribuída a ordem da Liberdade á EPT, como herdeira histórica da EPT(Lisboa), não me parece fazer sentido que a CHTdesenvolva algum estudo sério este assunto, com vista à sua alteração.

  2. Este relatório mostra claramente a disponibilidade e empenho do pessoal do Serviço de Telecomunicações Militares sediado no Regimento de Transmissões, em Sapadores, na altura Escola Prática de Transmissões,
    Pelo que fez, o STM, agora integrado no Regimento de Transmissões, merece ser agraciado com a Ordem da Liberdade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s