Galeria

Visita da CHT ao Aquartelamento da Academia Militar na Amadora (AAMA)


Em 31MAI12, a CHT visitou, almoçou e fez a sua reunião de trabalho semanal no Aquartelamento da Academia Militar, na Amadora, em resultado do convite efetuado pelo TenGen Amaral Vieira, Comandante da Academia Militar e também Comandante das Forças Terrestres, ao MajGen Edorindo Ferreira, quando se encontraram no RTm, aquando da visita à Unidade do atual CEME.

A visita iniciou-se pelas 10h30m, com a chegada do Gen Garcia dos Santos, recebido à Porta de Armas do Aquartelamento pelo TenGen Amaral Vieira. Depois dirigiram-se para a Sala de Oficiais, onde se encontravam os membros do CHT com o Cor Inf Ferrão, Comandante do Aquartelamento, em acumulação com o Comando do Corpo de Alunos. Aqui, foram entregues à Academia Militar os livros publicados pela CHT sobre as Transmissões e dois exemplares do Roteiro Cultural dos Açores, livro acabado de sair, tendo o TenGen Amaral Vieira agradecido e mostrado claramente o seu apreço pelas iniciativas da CHT no campo cultural, em particular na Museologia e na História.

A visita iniciou-se com a demonstração do funcionamento do Centro de Excelência de Comando e Liderança do Exército (CECLEX), estúdio equipado com o mais moderno material audiovisual, que o Comando da Academia põe à disposição da CHT, tendo também sido sugerida a visualização de filmes do Centro de Audiovisuais do Exército (CAVE) com eventual interesse para a História das Transmissões.

À hora do almoço, o TenGen Amaral Vieira lamentou ter de se ausentar, pelo que a cerimónia da formatura dos Cadetes foi presidida pelo Gen Garcia dos Santos e pelo Comandante do Aquartelamento, Cor Inf Ferrão que, no breve discurso que fez aos Cadetes durante o almoço, elogiou a Comissão pelo trabalho que tem feito, que deve ser divulgado, havendo da parte da Academia disponibilidade para dar o apoio possível.

Da parte da tarde, o Cor Inf Ferrão, o Cor Art Gomes da Silva, Chefe do Departamento de Coordenação Escolar e o TCor Cav Marianito, 2ºCmdt do Aquartelamento, dirigiram a visita da CHT às atuais instalações do Aquartelamento designadamente aos anfiteatros, sala dos cadetes, salas de aula, gabinetes dos professores, laboratórios e quartos dos cadetes. De salientar que as atuais instalações do Aquartelamento da AM são excelentes e muito bem cuidadas, verificando-se uma notável melhoria em relação às que existiam no tempo da maioria dos membros da CHT, de que só restam basicamente a Parada e, remodelados, os edifícios do Comando e do Refeitório.

A terminar, foi cedida à CHT uma sala para se reunir e trabalhar.

A CHT sente-se profundamente honrada e grata pela significativa gentileza do convite do general Comandante da Academia Militar  e pela excelência da visita que lhe foi proporcionada.
A CHT agradece também a confiança que a Academia Militar nela depositou e na sua ação futura,  ao pôr gentilmente  à sua disposição a utilização do CECLEX.
Em suma, mais uma excelente e gratificante lição que recebemos da AM, com a consoladora certeza de que não será a última.

Anúncios

4 comentários a “Visita da CHT ao Aquartelamento da Academia Militar na Amadora (AAMA)

  1. Bom tópico! Estou neste momento no 12º ano de ciencias e espero para o ano, ou para 2015, estar a estudar na academia militar!! Sempre sonhei nisso, mas só agora é que estou a levar isto mais a sério! Quero muito entrar e conseguir seguir a carreira de gnr! Agora é estudar o máximo para os exames para conseguir entrar!
    Cumpts

  2. Embora já mais de um mês depois da realização da visita da CHT à AM na Amadora, não posso deixar de expressar aqui, em primeiro lugar, a minha gratidão pela forma como fomos recebidos pelo seu General Comandante e pelo Comando daquele Aquartelamento, e, em segundo lugar a emoção que senti ao recordar os momentos que ali vivi há quase 60 anos. Impressionou-me muito, tambem, a actual excelente qualidade das instalações em todas as suas vertentes.
    Obrigado
    Garcia dos Santos

  3. Como consta do meu e-mail de 01 de junho estou disponível para colaborar com o meu major-general na observação do arquivo fílmico do CAVE que nos foi recomendado pelo tenente-general comandante da AM. Embora o Centro não pertença à AM, apenas estando instalado no aquartelamento, por isso terá de haver outra autorização.
    A partir da nossa observação pode surgir um trabalho inovador para a História das Transmissões. Ao dispor, Pena.

  4. A visita à Academia Militar foi um acontecimento invulgar para a CHt pois apenas uma vez, no ano passado, fizera uma visita e tivera uma reunião fora de Lisboa, em Aviz, a convite do coronel Canavilhas.

    Ambas as visitas e as reuniões foram extremamente gratificantes para quem nelas participou e os nossos anfitriões foram inexcedíveis na forma como nos receberam.

    A reunião de Aviz teve uma consequência importante na CHT que foi a criação do Blogue, cuja alimentação se tornou o objetivo mais mobilizador da Comissão e que tem tido uma projeção que excedeu as expetativas.

    As consequências da visita à AM ainda estão por se concretizar mas a minha esperança é que, a exemplo do que se passou com a reunião de Aviz, a cooperação com a AM tenha ainda maior sucesso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s