Os primórdios das Transmissões Permanentes (1810-1864)


Post do MGen Pedroso Lima, recebido por msg:

O período que decorre de 1810 a 1864, de que trata o presente post, corresponde à existência da notável unidade que foi o Corpo Telegráfico que iniciou no Exército – e no País – a era das Telecomunicações.

Recorde-se que, em 2010, o Exército, por proposta da CHT, liderou as comemorações do Bicentenário da criação do Corpo Telegráfico, a que se associaram, entre outros a Fundação Portuguesa das Comunicações e os CTT, foi publicado um livro, que se encontra disponível neste Blogue e inaugurada a lápide na entrada do RTm que se apresenta na figura.

A breve referência que se faz ao Corpo Telegráfico pretende recordar a enorme importância que teve na sua época, aproveitando o facto de, a 10 de Março, último terem passado 202 anos da sua criação.

Os aspetos mais relevantes da ação do Corpo Telegráfico em proveito do Exército e do País podem sintetizar-se em ter sido:
• A primeira unidade de Transmissões do Exército;
• O introdutor da telegrafia visual terrestre no país, espalhando estações telegráficas por todo o território e participando na guerra Peninsular e nas Lutas Liberais;
• O utilizador de tecnologia portuguesa, desenvolvida por Francisco António Ciera que se mostrou competitiva e com vantagem em relação à inglesa nas Linhas de Torres e que se prolongou durante quase 50 anos;
• O introdutor da telegrafia eléctrica em Portugal, cujo funcionamento assegurou durante os nove primeiros anos, incluindo o serviço público nacional e internacional.
• O precursor de vários órgãos, entidades e empresas, que no âmbito militar e civil asseguram hoje os complexos serviços das comunicações a longa distância, nomeadamente os atuais CTT.
De fato, o Corpo Telegráfico merece ser recordado neste blogue, como sucede com a lápide no RTm, pelo seu pioneirismo e por, durante meio século, ter concentrado em si todas as responsabilidades das Telecomunicações nacionais existentes na sua época.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s