As fotos dos leitores (1)


Com esta fotografia, inaugura-se uma nova ‘categoria’, em que se mostram fotografias antigas que nos são enviadas por leitores deste blogue, relacionadas com as Tm. Esta pertence ao arquivo privado do Sr João Freitas. Nela se vêm diversos oficiais portugueses nos EUA (Fort Monmouth, sede do CECOM – Communications Electronics Command, encerrado em Setembro de 2011), em inícios dos anos cinquenta, num curso sobre os rádios SCR-694 e os telefones EE-8. Enviada aos membros da CHT e outros, na tentativa de identificar a ocasião e algum dos intervenientes, foram recebidas a propósito duas informações – “…estes cursos deviam ser para oficiais da Divisão NATO” (MGen PL); “…quanto aos rádios, os SCR 694 eram específicos da Infantaria e da Artilharia! SCR que bastantes dores de cabeça me deram pois havia um condensador de desacoplamento da screen da válvula de potência do emissor que entrava facilmente em curto-circuito! Como não haviam em stock tive de comprar com dinheiro meu, na antiga RUALDO Lda., uma dúzia de condensadores para poder reparar os equipamentos que permitiam a ligação entre baterias e/ou companhias! Eram também estes os E/R que faziam a ligação rádio ao cmd de transmissões (QG/Div)! É bom recordar! Pequenas histórias de tempos de aprendizagem árdua mas feliz!” (TCor BC).

Na realidade, nenhum dos emblemas que se conseguem reconhecer nos bivaques é de Tm. Haverá ainda alguém capaz de identificar algum dos intervenientes?

Anúncios

Um comentário a “As fotos dos leitores (1)

  1. Folgo bastante que este Blogue prossiga no caminho de, como neste caso, dar também importância às pessoas, que, para além dos equipamentos tornam possíveis as transmissões.

    A fotografia mostra oficiais das outras Armas que foram tirar um curso aos EUA. De notar que são oficiais das outras Armas pois as Transmissões não são um exclusivo das nossa Arma. Julgo que esses oficiais deveriam ter o curso de Transmissões para oficiais das Armas e se inseriam dentro da preocupação americana de preparar devidamente os quadros das diferentes Armas para que a Divisão NATO funcionasse.
    Quanto ao SCR-694 ser o rádio que fazia a ligação com o Comando das Tm, penso que não, embora possa estar enganado. A ligação do QG da Divisão às Unidades de Manobra (Regimentos e GCC) era feita por duas redes: a rede AM da Divisão com o posto (excelente) SCR-193, trabalhando em grafia; (tínhamos no BTm3 sargentos radiotelegrafistas de craveira excecional) e a rede FM da Divisão, com os postos SCR-608 de teclas controlados a cristal e que tinham 1 emissor e 2 recetores.
    Estes dois postos eram montados num jeepão.Resta dizer que tive a honra de ser comandante deste Pel TSF do glorioso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s