Arquivo CHT, caixa 102


‘Post’ do MGen Pedroso Lima, recebido por msg:

Há algum tempo que venho a defender a vantagem de haver, por parte dos CHT, um melhor conhecimento do conteúdo do Arquivo da CHT, que para muitos dos membros da Comissão – dentro dos quais me incluo – é um ilustre desconhecido.

Será o conteúdo do Arquivo assim tão valioso como isso?

Não há nada como experimentar, ou seja ir ver para crer como diria S. Tomaz.

Foi dentro de tal perspetiva que resolvi “atacar” uma das caixas do Arquivo, a que estava mais a jeito e que era a caixa 102, e comecei a ler as diferentes pastas que continha, com a respetivas FRD.

Só tive tempo de ler 5, das quais considerei 4 do maior interesse (procurarei a seguir explicar porquê) e só a uma não atribuí valor por aí além.

Entretanto, apareceu na sala o Canavilhas que, perante o relatório da receção dos equipamentos rádio Telefunken, em 1910, rapidamente mostrou interesse em scannar as fotos. Portanto a percentagem de pastas de grande utilidade sobe para 5 em 6, o que dá mais de 80%, o que é surpreendente e deve ser encarado com a maior reserva, dada a exiguidade da amostra.

A pasta 001 contém um artigo do coronel de Engenharia Reformado Craveiro Lopes de Oliveira sobre o tema “As Tropas de Engenharia no Exército Permanente” (1812-1910). Este artigo tem, para mim, grande interesse nomeadamente para o trabalho sobre as Transmissões na Grande Guerra para procurar avaliar o grau de preparação e capacidade das Transmissões que os Republicanos receberam da Monarquia.

A pasta 002 constam FRD elaboradas pelo sargento ajudante de Engenharia Martinho José Mendes sobre documentos relativos à Inspeção de Tropas de Transmissões, nomeadamente o Regulamento da Inspeção, as Instruções para conservação, reparação e substituição do material de transmissões, e Instruções para uso de vários equipamentos. com a indicação das diferentes côas da Biblioteca da EPT.

A pasta 004 contém livros sobre transmissões existentes na Biblioteca da Academia militar. dos quais me permito salientar

  • A Arma de Transmissões e a evolução técnica da indústria nacional (conferência feita na FIL julgo que pelo general Pereira Pinto, na exposição do Exército levada a efeito pelo general Garcia dos Santos=
  • Regulamento Provisório para o Serviço de Transmissões de Campanha, 1935
  • Flávio dos Santos, A Ligação e as Transmissões: possibilidades dos meios de transmissões

A pasta 005 contém um trabalho do general Soares Branco sobre as Transmissões na batalha de La Lys. É um trabalho minucioso, a que atribuo grande importância mas que ainda não consegui compreender completamente porque não encontrei a carta da região adequada.

Em resumo penso que este primeiro contato com o Arquivo foi altamente promissor. Para a semana prometo continuar. Não há nada como aprender a explorar o Arquivo, explorando, como diria o nosso orientador e amigo Aniceto Afonso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s