Galeria

O Pombo correio (1)


A utilização de pombos pelo Exército teve inicio em 1872. Em 1901, a Inspecção do Serviço Telegráfico de Guarnição, de Aeroestação e de Pombais militares, criada em 11SET1899, foi substituída pela Inspecção dos Telégrafos militares (ITM). O Regulamento para o serviço de pombais militares em tempo de paz, publicado na Ordem do Exército nº9, 1ª série, de 8JUN1903, estabeleceu que os pombais militares, dependentes da ITM, e seus efectivos em pombos, eram os seguintes: Lisboa (400), Porto (160), Coimbra (80), Viseu (80), Portalegre (60), Elvas (100) e Mafra (40).
Em 1931, ano em que foi publicado o Manual do columbófilo militar, já só estava operacional o de Lisboa. O RTm tem procurado manter a tradição até aos dias de hoje.

Para os interessados, por favor consultar as págs 29-31 e 69-71 do livro ‘As Transmissões Militares’, com informações sobre a utilização deste meio pelo Exército e onde se pode ver por exemplo o mapa da rede dos pombais militares já existentes em 1889.

Anúncios

Um comentário a “O Pombo correio (1)

  1. Uma primeira observação é para, através Blogue, procurar esclarecer .- por alguém que tenha estudado este assunto – se hoje está assente que a introduçâo dos pombos-correios foi feita por iniciativa de
    Fontes Pereira de Melo em 1872 ou em virtude da oferta de casais de pombos.correios pelo columbófilo holandês La-Perre Roo, em 1875.

    A segunda observação é para chamar a atenção para uma pequena peça que aparece na última fotografia do post, do lado direito, ao lado do bebedouro.

    É uma preciosidade que existe na Coleção Visitável do RTm e que pertmitia a uma personalidade, transportar consigo o “seu” pombo correio numa viagem, no fim enviar a mensagem a confirmar a chegada, que continha uma WC privativa do pombo que evitava problemas ao transportador.

    Por fim queria ainda referir que, em setembro último tive o prazer de assistir a uma largada de pombos.correios no RTm , no dia da Unidade, que resultou de uma revitalização da comumbofilia na unidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s