Cabinas de Comunicações


As cabinas de comunicações podem ser de vários tipos, consoante os equipamentos nela instalados. As primeiras entraram ao serviço em 1982, e eram de tecnologia Backman (francesa). Um segundo modelo de cabina surgiu em 1992, de tecnologia Fokker (holandesa),  que revelou ser de superior qualidade. Estas últimas cabinas foram fabricadas pelas Oficinas Gerais de Material de Engenharia sob licença, e o interior foi projectado e instalado no Depósito de Material de Transmissões.

Tipos de cabinas existentes ao serviço:
 T-101 Centro de Telecomunicações
 T-102 Central Telefónica
 T-103 RATT
 T-104 Repartidor
 T-105 Terminal de Feixes Hertzianos
 T-106 Repetidor de Feixes Hertzianos
 T-201 Planeamento e Controlo
 T-202 Oficina de Electrónica

Anúncios

Um comentário a “Cabinas de Comunicações

  1. Penso que o processo das cabines foi uma das realizções mais notáveis da Arma de Transmissões, Dentro da ideia que o material de Transmissões do Exército português podia ser fabricado en Portugal, nomeadamente para o Batalhão de Transmissões de Campanha a criar.
    Tive ocasião de acompanhar o esforço entusiástico de um conjunto brilhante de oficiais envolvidos no processo liderado pelo Rodrigo Leitão e de que faziam parte jovens oficiais como o Moreira e o Xavier Matias, entre outros..
    Apesar da sua importância, este prcesso de desenvolvimento das cabines é hoje praticamente desconhecido dentro da própria Arma..
    Tenho a esperança que este Blogue possa contribuir para que alguns dos protagonistas deste processo possam explicar à Arma conmo é que conseguiram “aprender a desenvolver cabines desenvolvendo”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s