Perspetivas do Blogue


‘Post’ do MGen Pedroso de Lima, recebido por msg:

O Blogue da CHT está ‘no ar’ desde 13 de Novembro. Tem pouco mais de um mês. Já teve até agora 1734 visitas (desde a fase de testes), de mais três países (EUA, Brasil e Bélgica), além do nosso (isto desde 21 de Dezembro, quando foi colocado o contador de países).

O período de lançamento era difícil mas decisivo porque toda a gente sabe que se um blogue não é alimentado, morre à nascença. No entanto, apesar do entusiasmo que suscitou o lançamento do Blogue dentro da CHT, poucos foram os que compreenderam que, mesmo nesta fase, era preciso dar ao Blogue uma dinâmica apreciável para o tornar atrativo.

 A grande maioria dos elementos da CHT limitou-se a ser espetador. Até aqui, poucos foram os que apresentaram comentários e,  menos ainda enviaram posts.

No entanto nesta fase inicial, mesmo com a falta de participação da maioria, (trabalhando a CHT a 10% das suas possibilidades) o Blogue acabou por suscitar suficiente interesse para ter os visitantes que teve. Conseguiu assim a CHT que o Blogue não tivesse morrido à nascença, como era necessário, apenas à custa do esforço de muito poucos.

Chocou-me a atitude de um camarada da CHT e amigo, a quem reconheço enorme capacidade e competência que, a uma solicitação para participar no blogue, me respondeu que “entendo que ele tem sido alimentado de uma forma tão rica que pode muito bem esperar pelo meu contributo“.  Esta atitude é, para mim, altamente nociva para a valorização do Blogue, cujo interesse depende da variedade dos contributos. Se forem, como tem sido, apenas muito poucos a alimentar o Blogue ele torna-se monótono em pouco tempo.

No entanto verifico que, felizmente, não estou sozinho nesta preocupação  na necessidade  urgente de maior participação do pessoal da CHT no Blogue, como condição indispensável da sua sobrevivência e para aumento substancial do seu interesse.

Sobre isso permito-me transcrever a parte final do texto do general Garcia dos Santos no seu comentário, que tive a felicidade de ler hoje, a respeito do post de Boas Festas, que dizia assim:

“É bom que se recordem, de vez em quando, questões que a “poeira” do tempo vai desvanecendo na nossa memória. Este blog vai, exactamente e com certeza, permitir “limpar esse pó”. Para isso é necessário que TODOS NÓS peguemos no espanador! Por isso aqui deixo o meu apelo a todos os militares da nossa Arma de Transmissões e em especial a todos os membros da CHT para que intervenham no nosso blog.
A Arma merece-o.”

Esta perspectiva de participação alargada de toda a Comissão dá-me uma grande esperança no futuro próximo do Blogue. Julgo que lhe dará outra vida pois estão por revelar grandes estrelas da Comissão, tecnicamente bem preparados e ainda por cima capazes de escrever muitíssimo bem.

O raciocínio base é que se o Blogue com a Comissão trabalhar a 10% fez o que fez, quando atingir os 100%, será, necessariamente um Blogue referência.

Julgo que o segredo estará em os CHT´s aprenderem a blogar, blogando, pois penso que não é inevitável que os portugueses cultivem o indiferentismo, como dizia Eduardo Lourenço em recente entrevista, mas antes que o podem perfeitamente superar, desde que se disponham a isso, como penso que será o caso da CHT.

Vamos esperar para ver.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s