BTm 3 – Casal do Pote, Polígono militar de Tancos


O rectângulo do extinto BTm 3 (‘O Glorioso‘ – 1956/66), junto à Escola Prática de Engenharia (EPE) e à antiga Base Aérea nº3 (BA3), hoje (Foto Google).
Em baixo pode ver-se a ilha onde se localiza o Castelo Templário de Almourol (conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques em 1129 e reedificado em 1171 por Gualdim Paes, o fundador de Tomar).

Unidade completamente motorizada, na dependência operacional da 3ª Divisão (SHAPE) e com apoio logístico da EPE, o BTm 3 foi aqui instalado após as grandes manobras de 1956 em Sta Margarida, sendo extinto quando foi transferido para o Porto em 1966 e integrado no RTm.
Com o BTm 3 apareceram pela primeira vez no nosso Exército novos meios de comunicações, até então desconhecidos nas transmissões de campanha em Portugal, como sejam os Feixes hertzianos, os Teleimpressores de campanha e os primeiros Rádios FM de campanha.

O "nosso" BTm 3 nos dias de hoje.

O estado em que se encontra o “nosso” BTm 3 nos dias de hoje.

Anúncios

3 comentários a “BTm 3 – Casal do Pote, Polígono militar de Tancos

  1. Lembrar o BTm3, para mim vale a pena. O BTm3 foi a primeira unidade de transmissões de Campanha que funcionava com eficiência depois da Primeira Guerra Mundial, donde lhe vem o título de “O Glorioso” que ainda circula dentro da Arma.
    Estive 4 anos em Tancos. Nos 3 primeiros o BTm3 manteve a sua operacionalidade e foi aí que me envolvi a sério nas Transmissões. Esses 3 anos permitiam-me considerar que estava “vacinado de Tancos”. Mas não foi isso que aconteceu pois em 1962, depois da invasão indiana, voltei ao BTm3. Era uma unidade que de operacional não tinha nada pois transformara-se num centro de instrução de praças para a guerra colonial. Além do Comandante era o único oficial do quadro de Enhgenharia da unidade, pelo que tive grandes dificuldades em sair de lá, dada a ineficácia da “vacina”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s