AN/PRC-6


Radio FM VHF monocanal a cristal (44 canais possiveis), banda de freq 47 a 55,4 MHz, potencia de 250 mW, alcance inferior a 1 milha. Antena de chicote de 24 polegadas. Utiliza 13 válvulas, 12 das quais miniaturas, e uma bateria seca (BA-270-U) impossivel hoje de obter (4 voltagens: +1,5v;  -4,5v; +45v; +90v). Desenvolvido pela Motorola e pela Raytheon no pós-guerra para substituição do SCR-536. Foi utilizado na guerra da Coreia e no Vietname. Os Marine utilizaram-no até 1972. Construido sob licença em França, Israel, Grécia (onde foi transistorizado) e Alemanha (aqui numa versão de 6 canais). Utilizado em Portugal na Divisão Nun’Álvares (NATO). Manual: TM 11-296, de Setembro 1955. Ver info adicional aqui

Anúncios

Um comentário a “AN/PRC-6

  1. O AN/PRC 6,desenvolvido pelos americanos tinha sómente um canal cristalizado, utilizando só uma frequência. Para mudar a frequência era necessário substituir o cristal.
    Durante a guerra da Argélia, na década de 50 do século XX, os francêses desnvolveram um “PRC 6” com seis canais tambem conhecido como PRC6/6. Em França teve a designação de TR-PP-8-A.
    Em Portugal, durante a Guerra deÁfrica foi chamado de TH.C.736. TH.C. é a abreviatura do fabricante francês Thomson-Houston.
    O Manual de Instruções dos Postos Rádio (TH.C. 736 e TH.C. 737)” é datado de 1963, editado curiosamente pela Sociedade Comercial Romar, Lda. importadora do mesmo para o exército.
    O TH.C. 736 comportava 6 canais, cristalizados, mas em Portugal só foram utilizados 4 canais.
    Desconhecemos a existência do TH.C. 737 de um único canal semelhante ao PRC 6.
    O manual previa a utilização de um alimentador, transistorizado, que substituía a pilha de multiplas voltagens, muito cara, por elementos de 1,5 V. No entanto este alimentador não foi utilizado em Portugal –inf. manual-. A pilha de grandes dimensões chegou a ser produzida pela TUDOR..
    Este rádio, devido á sua configuração, foi conhecido pelos operacionais como o”banana”. Esta designação de “banana” foi dada inicialmente ao PRC 6 e veio a generalizar-se ao TH.C. 736 e mais tarde ao AVP 1.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s